TEMA GERAL:
DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.
XVI ENDIPE
Período: 23 a 26 de julho de 2012
Limite de vagas:
Local: Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas/SP
Período: 23 a 26 de julho de 2012
Limite de vagas:
Local: Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas/SP
A
escola, como instituição social, cumpre uma função que lhe é
específica, qual seja, a de assegurar a formação educativa escolar para
todas as crianças, jovens e adultos do país. Sua trajetória mostra
conquistas, como a ampliação do atendimento a quase todas as crianças em
idade escolar, ao mesmo tempo em que evidencia enormes problemas, como
a sonegação do ensino público, com qualidade, para boa parte da
população que nela está inserida.
As
políticas educacionais implementadas nos últimos vinte anos acabaram
por impor às escolas um excessivo controle, que tem dificultado sua
organização a partir de projetos político-pedagógicos próprios e
emanados do trabalho coletivo de sua comunidade. Em decorrência, estão
perdendo a possibilidade de se recriar frente às novas demandas sociais,
padecendo com a imposição curricular praticada em várias redes de
ensino, com as múltiplas avaliações externas (que privilegiam resultados
em detrimento de processos educacionais), com a precarização e
intensificação do trabalho dos professores, entre outros aspectos. Toda
essa situação caminha no sentido do esmagamento de possíveis projetos
institucionais e pedagógicos com identidade própria, causando o
empobrecimento das práticas docentes e a deterioração da qualidade da
formação disponibilizada aos alunos.
A escola pública pede socorro!
Nós
educadores que ainda acreditamos numa sociedade que se torne justa e
solidária pela socialização e partilha de saberes, de conhecimentos e
de valores, estamos convocados a responder a esse grito de alerta.
Nunca é demais perguntar: que sociedade queremos para os brasileiros
das gerações futuras? Sem medo de pieguice, podemos afirmar que essa
sociedade está sendo tecida nos espaços/tempos da escola pública!
É
por isso que o momento atual requer o compromisso de todos os setores
da sociedade, principalmente o dos educadores, em favor da escola
pública, criando possibilidades para o enfrentamento de seus problemas,
de modo a fazer cumprir sua função social de assegurar aprendizagens
enriquecedoras a todos os alunos, ampliando a perspectiva de direitos,
garantida no plano legal.
O
XVI ENDIPE coloca em destaque essa problemática e convoca os
educadores para refletirem, a partir dos retratos da nossa escola, sobre
o que nos cabe como docentes, bem como o que se impõe à Didática e às
Práticas de Ensino das diferentes áreas do conhecimento e o que pode se
renovar por meio de nossas ações.
Desde
sua criação, no início dos anos 1980, os ENDIPEs constituem espaço
privilegiado para a apresentação e o debate de pesquisas, estudos e
experiências que buscam responder questões emergentes da educação
brasileira. Tendo por tema geral: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE
– o XVI ENDIPE se propõe a ser um espaço de articulação de trabalhos
que, ao considerarem o ensino como prática social e com base nos campos
teórico e disciplinar da Didática e das Práticas de Ensino, indiquem
caminhos e perspectivas teóricas, metodológicas e políticas para a
superação dos entraves que geram cada vez mais uma desigualdade social, a
partir da sonegação do ensino de qualidade, como direito de todos que
passaram a ter acesso à escolaridade.
